Jornal - O Ardina -

domingo, 21 de dezembro de 2008

Festas Felizes


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos um Feliz Natal e um Ano de 2009 cheio de paz, alegria e muito amor...
O Pai Natal do Plano Nacional de Leitura deixa, também, a sua mensagem:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TERTÚLIA

A próxima Tertúlia realiza-se no próximo dia nove de Dezembro às dezassete horas, como sempre, na nossa BE.
As professoras Goreti e Susana Traquina vão estar connosco para nos ajudarem a interpretar o famoso e fantástico livro escrito por Antoine De Saint-Exupéry -
O Principezinho.


Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez «O Principezinho» em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque, um ano antes do seu avião Lockheed P-38 ter sido dado como desaparecido sobre o Mar Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento. Mais de meio século depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão não perdeu nenhuma da sua força, muito pelo contrário: este livro que se transformou numa das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo, é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas.O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.
Grandiosa conversa do autor com a sua criança interior...

Contamos com todos!

Escola de Pais / Convívio Cultural

No ano em que se comemora o "Ano Europeu Internacional do Diálogo Intercultural", a BEFCPS e os alunos de Língua Portuguesa Não Materna convidam toda a comunidade escolar a participar, no dia dezassete de Dezembro às 17.oo horas, num convívio onde darão a conhecer as tradições Natalícias dos seus países.
Com este convívio pretende-se estabelecer a aproximação entre várias culturas, fomentar a integração e fortalecer laços de amizade entre os diversos elementos da comunidade educativa.
Neste mesmo dia, temos o privilégio de receber uma equipa do Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, que irá dinamizar uma sessão sobre o tema: "Mitos e Factos Sobre Imigração", dirigida aos pais, professores e restante comunidade.
"O Diálogo Intercultural implica, indiscutivelmente, o (re)conhecimento e respeito pela diversidade de cultura, e tem como grande objectivo cultivar os benefícios dessa diversidade e, assim, promover a aprendizagem de culturas" Filomena Cardoso

PARTICIPE!

O Diálogo Intercultural enriquece-nos como cidadãos do mundo.

sábado, 15 de novembro de 2008

Escola de Pais

O próximo Encontro da "Escola de Pais" está agendado para o próximo dia dezanove pelas 18.30h, na Biblioteca Escolar.
Iremos receber o famoso poeta, declamador, autor de letras para canções e de histórias para crianças, autor de textos para televisão, para rádio e para teatro, José Fanha.
Entre as 18.30h e as 20h, José Fanha irá contar-nos "Histórias para adultos".
Para esta sessão estão convidados Encarregados de Educação, professores e funcionários.
Venha, participe e conheça o próximo livro do autor...

"OS SAPATOS DO PAI NATAL"
Ninguém sabe os contratempos que um Pai Natal sofre para levar a tempo e horas todas as prendas que as crianças irão receber, mal abrirem um olhito na manhã de cada dia 25 de Dezembro! As vésperas de Natal são uma canseira, uma lufa-lufa, um desassossego.
Eu, que fui Pai Natal durante vários anos, posso garantir-vos que, quando chega Dezembro, todos os Pais Natais andam de um lado para o outro com o coração nas mãos. É a rena Rudolfo que se constipa a sério e ficamos aflitos para arranjar outra que vá puxar o trenó! É o patim do trenó que começa a mancar e já não nos lembramos onde é que pusemos o outro patim sobressalente. São as prendas que não chegam a tempo e lá temos nós que inventar outros presentes à pressa, e é por isso mesmo que, às vezes, um menino pede uma bicicleta e recebe umas pantufas, pede uma roupa de astronauta e recebe uns patins para andar no gelo ou, pior ainda, pede um carro de bombeiros e recebe uma boneca espanhola!
Os percalços são imensos. Mas o encanto de ver os meninos aos saltos de alegria quando abrem as suas prendas ultrapassa tudo!
Se calhar querem saber como é que eu me tornei Pai Natal… Eu conto.
"É assim que começa esta história acabadinha de sair e que é meio verdadeira e meio inventada, como quase todas as histórias. E ainda bem que é assim porque todas as histórias, mesmo as mais fantásticas e mirabolantes, servem-nos sempre para compreendermos melhor a vida que vivemos e para a v ivermos com mais paz e alegria.
Quem quiser saber como é que eu me tornei Pai Natal e acabei por ter um grande problema devido aos sapatos, terá de ler a história até ao fim com a ajuda dos divertidos desenhos da Sandra Serra que muito ajudam a visualisar as várias trapalhadas que vivi enquanto fui Pai Natal.

sábado, 1 de novembro de 2008

domingo, 26 de outubro de 2008

J.I. e 1ºCEB de S.Sebastião / Cabos


Mais uma vez os alunos, agora do 4ºM, foram solicitados para dramatizarem “A lesma constipada”.
No próximo dia 29 as professoras Irene e Cremilde, os seus alunos e a prof. Ana Abreu, coordenadora da BE, deslocam-se ao Jardim-de-Infância e à EB1 de S.Sebastião/Cabos, para aí apresentarem a adaptação da obra, do escritor Bruno Santos, “A lesma constipada”.
A professora Odete requisitou, previamente, todos os livros desta obra, e todos, certamente, já a leram.

Deixo aqui uma sugestão. Enviem uma pequena noticia para o nosso jornal “O Ardina” e façam os vossos comentários, aqui, no nosso blog.

Aceitam o desafio?

Agradecemos à Câmara Municipal de Rio Maior que, mais uma vez e tão gentilmente, nos permite a articulação entre a Escola sede e as das freguesias, disponibilizando o transporte.

sábado, 25 de outubro de 2008

Um livro novo para cada novo leitor


"Faça da leitura com as crianças um momento agradável no dia-a-dia da sua família" PNL

A BE fez, neste mês de Outubro, um desafio a todos os professores e Encarregados de Educação dos alunos do 1º ano, para que lessem com eles o livro ofertado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), "O Meu Avô".
Foi, depois, sugerido que fizessem uma ilustração e que a enviassem para a BE.
Os trabalhos enviados estão, agora, expostos e dois deles irão seguir para a RBE.

"As crianças que lêem, ou ouvem ler, e contactam com livros todos os dias, desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso na escola." PNL

sábado, 18 de outubro de 2008

As nossas leituras...

A nossa leitura, desta vez, foi em torno do livro (oferecidos pela Biblioteca Municipal) do grande poeta José Fanha - Diário inventado de um menino já crescido.

No passado dia 17 fomos (alunos do 6ºD, professora Paula Lourenço de LP e a coordenadora da BE Ana Abreu) atè à Biblioteca Municipal de Rio Maior dialogar com o tão famoso autor.
Todos estivemos atentos e adorámos as suas declamações.
Os alunos também apresentaram um excerto da obra, foi o capitulo em que ele fala da - Cara de Camelo Engasgado (a história da sua filha Sara que ficava muito amuada por tudo e por nada) quando se zangava e se punha amuada, a minha amiga Sara ficava com cara de camelo engasgado (…) no Jardim Zoológico, há um camelo que, sempre que se zanga, fica mesmo com cara de Sara amuada - foi muito divertido e pensamos que ele gostou.
Podemos voltar a agradecer-lhe através do seu blog.
Muito em breve vamos contar com ele na nossa BE!

JOSÉ FANHA (1951) Nasceu em Lisboa em 19/02/51.
Arquitecto não praticante. Professor do Ensino Secundário. É actualmente, a tempo inteiro, guionista para televisão e cinema.
Poeta, declamador, autor de letras para canções e de histórias para crianças, autor de textos para televisão, para rádio e para teatro. Pintor nas horas vagas.
Entre muitas outras aventuras, integrou em 69/70 o grupo de teatro da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, foi fundador em 73 e animador do grupo de teatro “Lídia a mulher tatuada e os seus actores amestrados”, participou em 77 no concurso de televisão “ A visita da Cornélia”, colaborou nos programas de rádio “Pão com manteiga” e “Uma vez por semana”, tem colaborado periódicamente desde 79 com João Lourenço e Vera SanPayo Lemos na adaptação de inúmeros textos teatrais desde “Baal” até à “Ópera dos três vinténs”, ambos de Bertolt Brecht.
In: Eu sou português aqui - Obras de José Fanha - Ulmeiro – 1999

Árvore da Literacia

A palavra Literacia foi, certamente, a palavra mais procurada durante este mês de Outubro... Dicionários e internet foram constantemente requisitados para saber o significado desta palavra, para muitos, desconhecida.
Mas, parece que todos aprenderam, a nossa ÁRVORE DA LITERACIA está repleta de folhas verdes, de acordo com o nosso outono que está primaveril, com frases verdadeiramente espectaculares!


domingo, 12 de outubro de 2008

As nossas leituras...

Já faz parte do espólio da nossa BE o livro "Final Feliz" de Pedro Strecht.
Pode ser requisitado por professores, encarregados de educação e alunos.
Boas leituras!
Final Feliz é um livro que reúne um conjunto de crónicas sobre dificuldades comuns no desenvolvimento recíproco das relações entre pais e filhos. Partindo quase sempre de pequenos exemplos concretos, desenvolvem-se ideias teóricas que explicam algumas origens bem como soluções dessas mesmas dificuldades, realçando sempre os aspectos positivos e saudáveis que devem prevalecer durante os ciclos evolutivos das famílias.
Este livro destina-se a pais, educadores, professores, assistentes sociais, médicos e todos aqueles que, junto dos mais novos por quem são responsáveis, desejam viver histórias de... final feliz!

Dia Universal das Crianças

A BEFCPS vai comemorar este dia, no Cine-Teatro de Rio Maior, assistindo à representação da versão, dramatizada e bailada, da imortal história da Branca de Neve e os Sete Anões, respectivamente, pelos alunos do 1ºCEB da escola sede e pelo grupo de ballet do Ginásio Boa Forma.
Muitos países comemoram o dia das Crianças a 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como dia Universal das Crianças por ser quando se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.
Este documento é a Carta Magna da criança, um conjunto de leis que aumenta a protecção aos cidadãos pequeninos de todo o mundo.
A Declaração dos Direitos da Criança lembra-nos que a criança tem uma infância e deve gozar os direitos e liberdades que lhe são consagrados.
Mais informações em:

Hora do Conto

Neste mês de Outubro a Hora do Conto, actividade realizada na BE semanalmente (três dias), tem sempre a presença de um Encarregado de Educação que, a convite da coordenadora da BE, vem contar uma história aos alunos da turma do seu educando.
Este convite foi feito secretamente, quisemos fazer uma surpresa à professora titular de turma e a todos os alunos. Descobrem-se verdadeiros contadores de histórias que, juntamente com a surpresa, constitui um momento de grande magia...

Em cada um dos Encontros deixamos o mote "Venha à BE contar-nos uma história..."


"Quem lê para uma criança amplia o seu universo, e quem ouve alguém ler desenvolve a linguagem. A leitura une e desperta".
Fonte: Passaporte para leitura _ Instituto Eco Futuro

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Árvore da Literacia

A nossa Árvore da Literacia, agora despida, vai durante o mês de Outubro cobrir-se de folhas trazidas pelos alunos da Escola que, em Estudo Acompanhado, após descobrirem o conceito de LITERACIA irão completar a frase "Na Be aprendo a..."

domingo, 5 de outubro de 2008

Jogos educativos

Na nossa BE temos um cantinho reservado para os jogos educativos. A maioria foi adquirida com verba proveniente da venda do cabaz de Natal.
Este ano pretendemos oferecer outro cabaz repleto de livros e outras surpresas, contamos com os "Amigos da Biblioteca" para a venda das rifas.
Um jogo de cartaz incrível e super divertido que está a fazer grande sucesso (é o mais requisitado), é o jogo do UNO.
É um jogo de estratégia que permite aos alunos:
- Aprender a utilizar e descobrir padrões (ex. cores, números, símbolos);
- Organizar o seu trabalho, tanto de forma concreta como abstracta;
- Desenvolver a capacidade de escolha, tendo sempre em conta a existência do outro.

“ Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didáctico, podendo ainda criar motivação para o pensamento e investigação matemáticos” APM

Perigos na Internet

A Internet é, entre outras coisas, um meio divertido para conhecer e encontrar outras pessoas com quem comunicar.No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com aqueles com quem interagimos. Usa sempre de bom senso quando travares contacto com desconhecidos.

Aqui ficam alguns endereços úteis para alunos, encarregados de educação e professores:

http://www.internetsegura.pt/
http://www.seguranet.pt/
http://www.miudossegurosna.net/
http://linhaalerta.internetsegura.pt/
http://www.eiclicaqui.com/comissario/default.htm
http://www.cert.pt/
http://emalerta.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Curiosidades




Consultem este site, é muito interessante!

domingo, 28 de setembro de 2008

Concurso "Inês de Castro"

O Plano Nacional de Leitura (PNL) organiza, em conjunto com a Fundação Inês de Castro, o concurso "Inês de Castro", destinado a premiar sítios ou blogues concebidos e elaborados por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
O tema central dos trabalhos é o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, podendo as escolas concorrer com sítios e blogues criados por um ou mais alunos, com o acompanhamento de, pelo menos, um professor.
As inscrições das escolas devem ser efectuadas em formulário disponível na página do PNL, de 6 de Outubro a 27 de Março de 2009.
A Equipa da BE incita, os professores e os alunos da Oficina da Escrita, a candidatarem-se a este concurso...

sábado, 27 de setembro de 2008

TERTÚLIA

Já está marcado o dia para a primeira Tertúlia deste ano lectivo, o dia vinte e oito do próximo mês.
Este ano contamos com o apoio da professora Goreti que vem substituir a professora Ana Cigarro (com muita pena nossa, foi para Macau -1 beijinho para ela que vai, certamente, dar uma espreitadela no nosso blog).
O livro escolhido foi "A Lua de Joana" e o grupinho dos alunos da Tertúlia é o mesmo do ano passado, apenas mudaram de ano, agora é o 8ºC.
Tem sido um grupo fantástico, é a turma que mais frequenta a BE e dos que mais colaboram em actividades de organização e animação, podem continuar, são sempre bem vindos...
Bem vindos são, também, todos os alunos, professores, encarregados de educação ou auxiliares de educação que queiram integrar este grupo, o convite está feito, o encontro é no dia que referimos, na BE e, este ano às 17 horas.
Contamos com todos!

A Lua de Joana escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez, autora de livros prestigiados, conta a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta que morrera de overdose. Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) porque Joana escreve cartas para uma amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia-a-dia. É interessante ver o desenrolar da vida desta personagem, como ela se transforma ao longo dos dias e dos anos.Apesar de tudo, este livro mostra-nos a realidade dos dias de hoje: o grande flagelo que a droga é para todos - para a família, para os amigos e para a própria pessoa que comete esse erro.

Dia Europeu dos Pais e da Escola


No próximo dia oito de Outubro, Dia Europeu dos Pais e da Escola, reiniciaremos a nossa Escola de Pais.
A oradora será a Drª. Brígida Batista, psicóloga clínica, que fará uma abordagem à "Relação Escola-Família".
Neste dia iremos, também, calendarizar as sessões para este ano lectivo e fazer o levantamento das possíveis temáticas.
Convidamos todos os Pais e Encarregados de Educação a participarem nas sessões de partilha e reflexão que levaremos a cabo e que têm sempre em mente o lema do nosso Projecto Educativo
"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança".
Esperamos por si!


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Com o objectivo de divulgar a importância da Biblioteca Escolar como núcleo fundamental da organização pedagógica de toda a vida escolar, devido à sua função agregadora e potenciadora do ensino-aprendizagem, todas as escolas com Bibliotecas tentam celebrar, à medida da sua disponibilidade, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Este ano, de acordo com os objectivos delineados pela IASL, a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 27 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar.

Celebrado pela primeira vez em 1999, pretendeu ser, na altura, uma chamada de atenção para um número especial do jornal da IASL, School Libraries Worldwide, intitulado “A Day in the Life…”, que compilava diversos testemunhos demonstrando “a riqueza e variedade dos serviços das Bibliotecas Escolares em diferentes países e a contribuição que trazem para as suas escolas e comunidades”.

"Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar" é o tema do Dia Internacional da Biblioteca Escolar de 2008.
A Biblioteca FCPS assinala a data com a promoção de várias actividades que serão divulgadas brevemente.

sábado, 13 de setembro de 2008

Clube Amigos da Biblioteca

A Biblioteca Escolar pretende continuar a contar com o Clube Amigos da Biblioteca.
Se és uma pessoa activa, com espírito criativo e cooperativo e tens algum tempo disponível, inscreve-te. Receberás uma pequena formação e um cartão como membro do Clube e, no final do ano lectivo, um certificado de participação.
Participa! Junta-te à equipa da Biblioteca Escolar.

Boas vindas!

"Entrei pela porta de um livro e fechei-me lá dentro com as palavras acesas e as luzes apagadas. (...) Com medo de ser encontrado, eu saltava das páginas pares para as impares e enrodilhava-me, feito bicho-de-conta, entre dois parênteses ou, por ser muito magro, atrás de um ponto de exclamação. Era a primeira vez na minha vida que me fechava dentro de um livro. Antes já me fechara dentro de um armário, na gaveta de uma cómoda, no sótão e na despensa. Agora, afoito e insensato, dava um passo de gigante no meu aventuroso destino de menino dos assombros, e escondia-me dentro de um livro, disposto a
permanecer ali o tempo que fosse necessário até a minha mãe desistir de me procurar e até todos me darem definitivamente e irremediavelmente como desaparecido. (...)" (José Jorge Letria)

Neste início de ano lectivo, a equipa da Biblioteca Escolar (BE) saúda toda a comunidade educativa, convidando-os a aceitar novos desafios e a descobrir novos mundos, nas páginas de um livro, jornal, ou revista, através de um DVD, ou de um website.
Para todos um BOM ANO 2008/2009!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Aniversário da BE

A nossa BE festejou o seu primeiro aniversário com um convívio poético, proporcionando um encontro entre os diversos elementos da comunidade escolar - professores, alunos, funcionários e encarregados de educação. A nossa autarquia fez-se representar pela vereadora da educação Drª. Ana Cristina Silva.

Encerrou-se o ano lectivo com a visita, à exposição dos trabalhos efectuados nas diferentes escolas em articulação com a BE, de todos os alunos dos Jardins de Infância e Escolas do Agrupamento.

Boas e grandes férias para todos! Ah... aproveitem e façam algumas leituras!

terça-feira, 10 de junho de 2008

As nossas leituras

Filhos do coração da autoria de Luis Figo e Alexandra Borges, jornalista da TVI, com ilustrações da pintora Ana Cardoso, é a obra que a nossa BE acabou de adquirir para ajudar a explicar a adopção tanto a pais como a filhos.
Parte das receitas deste livro revertem a favor da ONG Touch a Live Kid para resgatar crianças escravas do Gana, que trabalham 14 horas por dia e comem uma vez por dia um prato de mandioca, e devolver-lhes a infância roubada.

"A Luena estava sentada no chão a folhear o álbum de família. Os irmãos brincavam na sala com o Rafa e o Manecas, o cão e o gato lá de casa que, sendo os melhores amigos, às vezes pareciam os piores inimigos. De repente, o silêncio foi interrompido pela curiosidade de uma menina de cinco anos. '- Mãe... como é que eu nasci? Porque é que não há fotografias minhas em bebé aqui no álbum?' A mãe percebeu que aquela, afinal, ia ser uma noite muito especial".

Requisita ou compra o livro e lê, em casa, com os teus familiares, na escola, podes solicitar ao teu director de turma que o requisite para a aula de Formação Cívica.
Boas leituras!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Aniversário da BE


Para ler clique em cima do documento.
Veja aqui as actividades desenvolvidas, na BE, durante a última semana de aulas.





domingo, 8 de junho de 2008

A lesma constipada

A apresentação da dramatização da obra "A lesma constipada", de Bruno Santos, pelos alunos do 3ºC.

Celebrações

Vejam algumas das actividades que os nossos fantásticos colaboradores e utilizadores realizaram ao longo deste período lectivo.

sábado, 7 de junho de 2008

Tertúlia


A próxima Tertúlia tem encontro marcado para a próxima quarta-feira, dia onze, às dezassete horas, no local habitual - na nossa BE. O grupinho de sempre, acompanhado pelas professoras Ana Cigarro e Susana Traquina, vão dinamizar o debate em torno da obra "Fora de serviço" de António Mota.

"Uma mãe cansada de trabalhar dentro e fora de casa. Filhos habituados a ter tudo pronto. Um marido e pai, que não está a perceber muito bem o que se passa. Pai e filhos descobrirão como cuidar de si próprios, até ao dia em que decidem ir buscar a mãe à aldeia, para recomeçarem a viver com tarefas divididas".

Não percam!


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Escola de Pais

O próximo e penúltimo (deste ano lectivo) encontro da Escola de Pais está agendado para a próxima quarta-feira, dia onze. A professora Andreia Carvalho irá abordar uma temática muito interessante e actual "Educar para o Optismo".
"Ser optimista é uma forma de desintoxicação mental, libertando-nos de muitas dependências que nos impedem de viver a vida da melhor maneira. E ao contrário daquilo que os mais fatalistas possam pensar, não há optimistas ou pessimistas de nascença"
"Só podemos dar aquilo que temos. E desenvolver uma atitude positiva é o primeiro passo para tornar este mundo um lugar muito mais habitável para as nossas crianças. A vida é bela? É, se assim o quisermos".
Esperamos por si!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A BE acabou de adquirir, a pedido do Prof. Julio da EBI de Azambujeira, este interessante e fantástico livro. Boas leituras!

Eis uma pequena sinopse e algumas propostas de trabalho para desenvolver competências de autonomia e de auto-regulação com crianças do pré-escolar e do 1ºciclo. Clique aqui. Bom trabalho!

"O Amarelo desapareceu, o Amarelo desapareceu..." Este foi o grito que ecoou no Bosque-sem-Fim não deixando ninguém indiferente. As outras cores do Arco-íris ficaram muito preocupadas e partiram à procura do amigo; afinal todos somos importantes e não podemos deixar ninguém para trás".

domingo, 11 de maio de 2008

1ºCEB de Fráguas

Foi com grande entusiasmo que os alunos da EB1 de Fráguas receberam os colegas do 3ºC da escola sede que, mais uma vez, apresentaram "A lesma constipada".

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Comemoração do 25 de Abril

Foi uma festa na nossa BE. A professora Célia e os alunos do 4ºC, depois de lerem a obra a "Revolução das Letras - O 25 de Abril explicado às crianças", quiseram contá-la para todos nós, professores, alunos e encarregados de educação. Eis um pequeno resumo do livro...

Sinopse
Quem primeiro deu o alerta no Quartel das Letras foi o Cabo Clarim que, farto de tocar a recolher, ou porque não, ou porque sim, anunciou de pronto a hora do motim.
Acenderam-se então os holofotes na parada, saíram as letras a correr da camarata e, quando o Comandante-General se levantou, estremunhado, e veio à janela a toda a pressa, à pressa pediu contas a cada sentinela."Mas que pouca vergonha é esta?", desaprovou, o boca aberta, a língua em tropel: "Que parece que a tropa virou festa no quartel!"Não se enganava o Comandante, ao megafone, pois já por toda a parte se ouviam toques de caixa, gaitas e trombone. Se alguém o disse, assim o fez.As letras queriam viver em liberdade (...)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

TERTÚLIA

Veja em "comentários" as reflexões dos alunos do 7ºC.

domingo, 6 de abril de 2008

sábado, 5 de abril de 2008

Era uma vez...

Todas as quartas e sextas entre as 13h e as 13.30h acontecem, na nossa BE, momentos mágicos.
A professora Goretti e os alunos do 1º ciclo criam, ilustram, contam e representam histórias, manipulam os fantoches... enfim, partem para o imaginário das histórias fantásticas!
Vem, também, participar nestes momentos mágicos...

Matematicando (solução)

Desafio do Mês
Quem partiu a bailarina de porcelana?
Resolução

1ºProcesso:Vamos testar todas as hipóteses sobre quem partiu a jarra.Se tivesse sido a Sofia, então as duas afirmações da própria Sofia seriam falsas. Não pode ser.Se tivesse sido a Isabel, então as duas afirmações da Sónia seriam verdadeiras. Não pode ser.Se tivesse sido a Sónia, então as duas afirmações da Sofia seriam verdadeiras. Não pode ser.Finalmente, para a hipótese ser o António, vamos encontrar em cada uma das raparigas uma declaração verdadeira (a primeira) e outra falsa (a segunda).

2º Processo:Sabemos que cada uma fez uma afirmação falsa e outra verdadeira.Comecemos pela Sofia. As declarações não podem ser a primeira falsa e a segunda verdadeira, porque isso seria contraditório. Logo, falou verdade na Primeira frase e mentiu na Segunda. Ficamos a saber que não foi ela nem a Sónia. Então, as primeiras frases da Isabel e da Sónia são obrigatoriamente verdadeiras, e portanto as segundas são falsas. Como a Segunda frase da Sónia é "não foi o António", ficamos a saber que foi mesmo ele.

3º Processo:Analisando as duas frases da Sónia, e como uma delas tem de ser verdadeira, concluímos que tem de ser a Sónia ou o António quem partiu a jarra, Testando estas no primeiro processo, vemos que foi o António.

Escola de Pais

O próximo encontro está marcado para segunda-feira, dia 7 de Abril. Virá à nossa BE o Sr. Dr. Calado para nos falar de "Hábitos de vida saudáveis".
Participem! Não esqueçam "É preciso toda uma aldeia para educar uma criança".
Até lá!

Bibliofilmes

A BE aceitou o convite e apresentou, no YouTube, no Concurso de vídeos "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!", um pequeno excerto da peça teatral apresentada pelos alunos do 3º ano turma C, ao autor da obra “A lesma constipada”.
Esta peça adaptada da obra do autor pelas professoras da turma, Irene e Cremilde, foi ilustrada pelos alunos.Deste trabalho resultou a produção de um livro.
Convidamos os nossos utilizadores a procurarem num motor de busca “bibliofilmes”, visionarem o vídeo dos nossos “Pequenos GRANDES Artistas”, o número 15, e, se concordarem podem votar. A votação realizar-se-á até ao dia 23 de Abril.
Vote no número 15!

Dia Mundial do Teatro

A nossa BE, em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior, organizou a exposição “O que é o Teatro?”, uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalou a 27 de Março.
Esta exposição que poderá ser visitada por toda a comunidade escolar, é constituída por 25 painéis e pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.
Os alunos do 3º ciclo terão a oportunidade, durante a próxima semana, de visitar a exposição acompanhados pelas suas professoras de Língua Portuguesa que, para o efeito, elaboraram um pequeno roteiro que será disponibilizado a todos os alunos deste ciclo.
Boa visita!

Tertúlia

A próxima TERTÚLIA é já na próxima 4ª. Feira, na hora e no local habitual (17h, na biblioteca).
Desta vez a professora Ana Cigarro sugeriu a leitura de Marley & Eu do autor John Grogan publicado pela Casa das Letras.
Segue a sinopse para aguçar a vossa curiosidade...

Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, «um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro», que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a «escola de boas maneiras», de onde, aliás, foi expulso.Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a «proeza» de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de «conquistar» corações humanos.A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios

As nossas leituras

Já chegaram à BE, a pedido dos alunos do 3º ciclo, vários livros do autor Stphen King. Aguardamos a vossa visita.

Stephen Edwin King é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror, fantástico e ficção da sua geração. Os seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.
Embora o seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse género e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade" (contos retirados do livro "As quatro estações"), "Eclipse Total", "Lembranças de um Verão" e "À espera de um milagre".
Boas leituras!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Matematicando

Desafio do Mês
Preparativos para o casamento
As três filhas do agricultor António - Luísa, Susana e Joana -gostavam muito de comer manteiga e natas. Assim, logo que foi marcada a data de casamento da Joana, fizeram entre elas um pacto para perderem peso. Para as ajudar na sua campanha de emagrecimento decidiram pesar-se regularmente, mas a escala da balança que possuíam, usada para pesar gado, começava nos 100kg. Apesar de ser a que precisava de perder mais peso, Susana não se deu por vencida. Ela contou com a possibilidade de conseguirem calcular os seus pesos individuais a partir das pesagens que fizessem duas a duas.
No início da dieta:
- Luísa e Joana juntas pesavam 132 kg
- Joana e Susana juntas pesavam 151 kg
- Luísa e Susana juntas pesavam 137 Kg
Qual o peso de cada uma delas?

domingo, 30 de março de 2008

Semana da Leitura - Voo da Imaginação

Esta actividades foi, sem dúvida, uma das mais sedutoras e imaginativas.
A avó de dois dos nossos alunos, o Afonso e a Madalena Soveral, veio ler-nos o "Pássaro da Alma".
Participaram alunos, professores e encarregados de educação.
Eis uma pequena reflexão feita pela mãe de um dos nossos alunos.
"O 'Pássaro da Alma' conta-nos a existência de um pássaro pousado numa pata que vive dentro da alma, 'lá bem no centro'.
Já imaginaram a nossa alma composta por gavetas? Então o nosso pássaro é feito por gavetas, mas cada 'gaveta tem uma chave para ela só'. A chave das emoções onde a alegria, a tristeza, a amizade, o amor, o desassossego, a inveja, a esperança... nos aproxima ou nos afasta de nós e dos outros.
E onde se encontram as chaves? Na outra pata do pássaro da alma. Às vezes podemos escolher as gavetas que queremos abrir mas outras 'é o pássaro que decide'.
De leitura rápida mas atenta, com vocabulário simples mas profundo na mensagem, encontramos um livro que tenta explicar a existência da nossa alma.
De resto, cabe à nossa liberdade de pensamento encontrar a 'chave' para interpretar este livro". Carla Araújo (Março 2008)

domingo, 2 de março de 2008

Histórias desfeitas (alunos do pré-escolar)

Outra das actividades propostas para a "Semana da Leitura" é a das "Histórias desfeitas". Esta é para os alunos do pré-escolar. Sugere-se que os educadores e/ou encarregados de educação leiam a história às suas crianças, ajudem-nas a ordená-la e, de seguida, transcrevam-na para "comentários".

O Leão e o Rato

A- Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, nem sequer podia mexer-se.Então disse:

B- O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

C- Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passou a correr sobre seu rosto. Com um gesto rápido agarrou-o e estava pronto para matá-lo, mas o Rato suplicou:

D- Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, o Leão resolveu libertá-lo.

E- O Rato, reconhecendo o seu rugido, aproximou-se e roeu as cordas até deixá-lo livre.


F- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza de que um dia poderia retribuir a sua bondade.




Histórias desfeitas (alunos do 1º ciclo)

Para os alunos do 1ºciclo escolhemos uma fábula deliciosa...
Ordena-a reconstituindo a ordem sequencial dos parágrafos e transcreve-a para "comentários"

A Raposa e o Corvo

A.- O corvo não aguentou mais. E, para provar que tinha uma voz tão bonita como o seu aspecto, abriu o bico e soltou um grande grito.

B.- Um corvo roubou um grande bocado de queijo que estava a secar à janela de uma vivenda e voou para o alto de uma árvore para o comer à vontade. Uma raposa que ia a passar viu o que ele tinha no bico e, cheia de apetite, começou a falar-lhe assim:

C.- Afinal, tens voz, corvo, mas não tens com certeza miolos – disse a raposa, enquanto se afastava com o queijo nos dentes.

D.- Que pena – continuou a raposa – que uma ave tão bela como tu não tenha voz. Ah, que se o teu canto fosse tão lindo como as tuas penas!...

E.- O corvo mexeu-se muito e depois esticou-se no ramo da árvore, cheio de prazer, sacudindo as penas, procurando tomar um aspecto muito nobre.

F.- E o queijo caiu, mesmo dentro da boca da raposa.

G.- Ó corvo, mas que lindas asas que tu tens! E que olhos tão espertos! O teu pescoço é mais elegante que o de um cisne e a tua cabeça tão majestosa como a da águia!...

Histórias desfeitas (alunos do 2ºciclo)

Os alunos do 2º ciclo ficaram com o privilégio de ordenar a história dos três porquinhos. Não se esqueçam de a transcrever para "comentários"

Os três porquinhos

A. O porquinho abriu-lhes a porta rapidamente e, os irmãos entraram muito admirados por verem uma casa tão forte e tão bonita.O lobo pensava que a derrubava, soprava e dizia: - Soprarei, soprarei e a casa derrubarei!
B. Os porquinhos puseram-se a caminho. De todos os três o pequeno era o mais trabalhador, o do meio era trapalhão e o maior era preguiçoso. Como o maior era preguiçoso, fez a casa de palha para ser mais rápido. O do meio fez a casa de madeira pois também não gostava muito de trabalhar. Mas, o mais novo, o mais trabalhador, fez a sua com cimento e tijolos.
C. Era uma vez três porquinhos que viviam com a sua mãe. Um dia ela disse-lhes:- Queridos filhos, penso que já são grandinhos para viverem sozinhos e poderem trabalhar. Têm braços fortes e não lhes falta inteligência para pensar o que é melhor para cada um. Primeiro têm que construir as vossas próprias casas perto uns dos outros e contarem com todos os perigos que possam surgir.
D. Mas a casa era forte e ele não a conseguiu derrubar. Por isso, muito envergonhado fugiu e não voltou mais.Os porquinhos ficaram tão felizes que fizeram uma grande festa.
E. Um dia , apareceu o lobo que com um sopro derrubou a casa do mais velho e com outro sopro deitou abaixo a casa do porquinho do meio. Os porquinhos, muito amedrontados, correram para casa do irmão mais novo com o lobo correndo atrás deles para os comer.

Histórias desfeitas (alunos do 3ºciclo)

Aos alunos do 3º ciclo coube-lhes a história dos "Sapatinhos encantados". Leiam a história, tentem ordená-la e, seguidamente, transcrevam-na para "comentários".

Os Sapatinhos Encantados

A. E ela apareceu-lhes e contou-lhes a sua sorte, coitadinha, e eles disseram: «Agora não se aflija; há-de ficar connosco e fazemos a atenção que você é nossa irmã.» Daí por diante os ladrões lá iam para os seus roubos e ela ficava sempre; eles estimavam-na muito e tratavam-na.
B. A mulher levou os sapatos à filha; chegou lá e disse-lhe: «Aqui tem esses sapatos que lhe manda a sua mãe.» Ela disse-lhe: «eu não quero cá sapatos nenhuns; meus irmãos dão-me quantos sapatos eu quiser; não os quero.»
C. E mandou dois criados matá-la a um monte e ela disse-lhes que a não matassem, que a deixassem, que prometia não tornar a casa. Os criados tiveram dó dela e deixaram-na. Ela foi indo e chegou a uma serra e viu uma casa; era noite; pediu se a acolhiam e não achou ninguém. Entrou para dentro e fez a ceia, e assim que a acabou de fazer, escondeu-se; nisto chegaram ladrões que vinham de fazer um roubo e, depois que viram a ceia feita, começaram a dizer: «Ai! Quem nos dera saber quem é que fez a ceia. Se por aí está alguém, apareça.»
D. Ia uma velhota a casa da mãe dela que andava sempre em recados por muitas terras e a mãe dela disse-lhe: «Você, como anda por muitas terras, diga-me se já viu uma cara mais linda do que a minha.»
E. Era uma vez uma mulher muito bonita que dava estalagem e a todos os almocreves que lá iam perguntava se tinham visto uma mulher mais bonita do que ela. Ela tinha uma filha mais bonita do que ela e tinha-a fechada para ninguém a ver. Disse-lhe um dia um almocreve: «Ainda agora ali vi uma mulher mais bonita a uma janela a pentear-se.» «Ai! Era a minha filha; pois vou mandar matá-la.»
F. Depois levaram-na a esse sítio; veio o filho do rei e viu-a e achou-a muito bonita e depois tirou-lhe um sapato e ela abriu um olho, tirou-lhe outro, abriu outro olho e ficou viva. E ele então levou-a para casa e casou com ela e foram visitar a bêbeda da mãe e esta ainda depois mesmo a queria mandar matar, mas não o conseguiu. E ela disse-lhe: «Vi, vi uma rapariga que ainda era mais linda que você em tal banda.» «Você quando vai para lá? Quero que lhe leve uns sapatos.» E deu uns sapatos à velha e disse-lhe: «Leve-lhos e diga-lhe que é a mãe que lhos manda; mas ela que os calce antes de você de lá sair; eu quero saber de certo que ela os calça; olhe que eu pago-lhe bem.»
G. A velha teimou tanto com ela que ela pegou neles; calçou um, fechou-se um olho; calçou outro, fechou-se-lhe o outro olho e ela caiu morta. Depois vieram os ladrões, choraram muito ao pé dela, lastimaram muito a morte dela e depois disseram: «Esta cara não há-de ir para debaixo da terra; levemo-la num caixão à serra de tal banda que vem lá o filho do rei à caça para ele ver esta flor.»
COELHO, Adolfo. Contos populares portugueses. 5. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1999. pp. 186-7.

Escola de Pais

Também a nossa Escola de Pais vai estar presente na "Semana da Leitura". Sexta-feira dia 7/3 entre as 18.30h e as 20.00h lá estaremos, na nossa BE, para receber os encarregados de educação e reflectirmos, em conjunto, acerca da educação e da disciplina dos nossos educandos.
Vamos, também, aprovar o calendário dos temas propostos e conhecer os dinamizadores que farão a apresentação dos referidos temas.
"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança"
Participe!

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Vamos todos inventar uma história?

Durante a Semana da Leitura (de 03/03 a 07/03/08), o nosso Blog propõe a toda a comunidade escolar a construção de uma história colectiva.
Para participar, deve inspirar-se na imagem e dar continuidade ao texto, expressando as suas ideias de forma clara e ordenada. Primeiro, cada participante deve ler todo o texto já produzido e, só depois, acrescenta a sua ideia. Com a colaboração de todos, pretende-se construir um texto com princípio, meio e fim. O título será inventado no final da história.

Esta é a história de um menino que tinha um grande sonho...
(clique em comentários e dê asas à sua imaginação)



domingo, 24 de fevereiro de 2008

Era uma Vez...

Na nossa BE decorre, todas as 4ªF e 6ªF entre as 13h e as 13.30h, um espaço de magia, de conhecimento, de imaginação, de expressão, de criatividade e....
É o espaço "Era uma Vez" dinamizado pela professora Goretti.
Todas as semanas há um novo conto - lido, projectado, com fantoches, dramatizado.... podes, também fazer um desenho e dar a tua opinião sobre a história.
Vem participar e encanta-te com a magia da história!

TERTÚLIA

Está aí a próxima tertúlia. Alunos do 7º, 8º e 9º anos estão a ler "Recados de Mãe". Com eles está, também, a professora Ana Cigarro que os ajudará a reflectir sobre este livro tão interessante que nos faz pensar sobre as relações entre as pessoas e a sua capacidade para enfrentar situações difíceis...
Sei que todos estão curiosos por conhecer a autora, já muitos mo expressaram. Espero que a Verbo aceda ao meu pedido e nos ajudem a trazê-la à nossa BE... Temos ainda outras obras, da autora, para ler...
Veja em "comentários" as reflexões dos alunos

Maratona da Leitura

Começa já amanhã a grande "maratona da leitura". Os alunos inscreveram-se, escolheram o livro que pretendem ler e os marcadores de livro estão a postos para serem utilizados nos registos de leitura.
Aguardamos por vós! Boas e divertidas leituras!


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Aos Pais e Encarregados de Educação

O Plano Nacional de Leitura propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas para comemorar a Semana da Leitura 2008 que irá decorrer de 3 a 7 de Março.
A nossa Biblioteca Escolar aderiu a esta iniciativa, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
Iremos realizar várias actividades e gostaríamos de poder contar com a participação das famílias e de amigos que tenham disponibilidade para vir à escola. As actividades para as quais pedimos a vossa participação são as seguintes:
· Apresentação do “Livro do Dia” (alunos do 2ºciclo apresentam aos alunos do 1ºciclo e E.E.);
· Voo da Imaginação (Leitura e exploração de uma obra - avó Isilda para alunos e E.E.);
· Encontro com Escritores (alunos do 3ºC apresentam ao autor, aos colegas e E.E.);
· Vamos escrever uma história em conjunto (toda a comunidade escolar dá continuidade a uma história em construção, a partir dos excertos já produzidos pelos participantes anteriores - no blog da BE – BIBLIOLETRANDO);
· Histórias Desfeitas (toda a comunidade escolar ordena os pedaços de uma história, construindo um texto coerente no blog da BE – BIBLIOLETRANDO).
Assista à apresentação das leituras que os vossos educandos farão na biblioteca. Participe!
Consulte aqui o programa da Semana da Leitura.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Escritores na Escola

"A lesma constipada", da autoria de Bruno Santos, foi a obra escolhida, para leitura orientada em sala de aula, pela professora Irene.
Os seus alunos ( 3ºano, turma C) estão a preparar uma surpresa...(?) para o autor, outros colegas do 3º ano e Encarregados de Educação, que se deslocam à nossa BE no dia 5 pelas 14horas (Semana da Leitura).
Para aguçar a vossa curiosidade aqui vai a sinopse do livro...

"Devemos sempre desejar tudo. Podemos nunca vir a ter o que queremos ou mesmo perder tudo o que temos neste momento em mãos, mas devemos sempre tentar agarrar as estrelas. Ficamos assim com um sabor de céu no céu-da-boca. Apesar de poder sonhar com um lugar igual ao do universo escondido na casca de um caracol, a mais constipada lesma deseja sempre mais. Tudo maior, tudo o que faça sombra ao que é demasiado pequenino e apertado. Tudo quer e tudo pode vir a perder, a lesma que espirra, constipada, mas o brilho que fica nos olhos depois de desejarmos o Universo inteiro, esse ninguém lho tira..."