![](http://amadeo.blog.com/repository/799983/2077257.jpg)
É este o aviso que a autora, Maria Alberta Menéres, nos faz na introdução do seu livro Ulisses. Obra, cheia de aventura e mistério, que a professora Helena Neto e os seus alunos do 6ºA escolheram para partilhar connosco.
Podes, também, consultar o site
http://www.prof2000.pt/users/dfpinto/ulisses/ulisses.htm e descobrir mais coisas sobre Ulisses, as Viagens e a Grécia.
5 comentários:
Esta história é muito interessante por muitas razões:
.Uma delas é porque foram acrescentadas ideias da autora Maria Alberta Menéres à história baseada no livro "Odisseia" do autor Homero;
.Outra das razões é a forma da autora contar a história. Conta de forma a que se perceba melhor e sem palavras muito difíceis;
.E outra razão é a história em si. Em cada ilha acontece coisas que só no mundo da fantasia pode acontecer. Mas, nesta história também há coisas más como por exemplo, o cão de Ulisses morrer por emoção e... e outras. Pronto, agora não me estou a lembrar de mais nenhuma.
Também há momentos cómicos que eu gostei muito:
.Na Ciclópia, adorei a parte em que os amigos de Polifemo vão à gruta e Polifemo diz que Ninguém quer matá-lo;
.Na ilha de Circe, esta transforma os marinheiros em porcos;
.Na ilha dos Infernos quando o Cão de Três Cabeças está com os olhos fechados, está acordado e quando está com os olhos abertos, está a dormir.
Esta é a minha opinião acerca deste livro magnífico que é "Ulisses", baseado na obra "Odisseia".
o comentário de cima foi feito por bernas XD
6ºA Nº1
A minha opinião sobre a história de "Ulisses" é que está muito bem contada.
A minha parte preferida foi quando Ulisses foi parar à Ciclópia, terra onde tudo é gigantesco. A autora aqui nesta parte da história teve uma boa imaginação.
Mas também houve uma parte que eu não gostei, foi quando Ulisses ainda estava em Ítaca.
No livro de "Ulisses" achei piada às partes em que o texto se movimentava. Também gostei quando algumas palavras se repetiam uma série de vezes.
A história de Ulisses é uma história muito engraçada e tem como objectivo mostrar que quando queremos alguma coisa só temos que esperar algum tempo e assim, conseguiremos alcançar o que esperávamos há tanto tempo, como Ulisses quando queria estar com a sua família.
Começando pelo livro em si, acho que as cores que se apresentam na capa, contra-capa e lombarda, levam-nos logo a pensar que a história será relacionada com o mar.
Na minha opinião, o mar já é por si próprio uma grande história.
Por isso,quando olhei para o livro, achei que a história ia ser uma história fantástica e não me enganei.
Já dentro do livro também achei interesante e original a história não ser dividida em capítulos, como normalmente se vê nas obras publicadas (algumas).
Gostei também das ilustrações por serem em aguarela, o que torna o livro ainda mais belo.
Quanto à história propriamente dita, gostei de toda a história do princípio ao fim, apenas acho que no fim a história devia ser um pouco mais trabalhada em relação ao encontro de Ulisses com Penélope.
Mas penso que, como todos os leitores, há sempre a parte de que se gosta mais e a minha foi a dos ciclopes porque me fez rir bastante.
Enviar um comentário