Jornal - O Ardina -

sábado, 23 de janeiro de 2010

Novidades sobre a República







Sinopse (Mataram o Rei... Viva a República!)
Este livro tem como temática a implantação da República em Portugal. Uma parte da nossa história em banda desenhada contada por José Ruy.
O autor propõe-se, neste livro, a traçar um retrato de Lisboa durante o período que vai desde 1864 até à queda da Monarquia. Com ênfase na Família Real e na vida política da cidade, Mataram o Rei... Viva a República! descreve ainda a revolução de 31 de Janeiro de 1850, no Porto, num misto de rigor histórico e fantasia que confere ao livro um registo muito especial.

Sinopse (Mataram o Rei)
Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosissimo que tem uma alcunha elucidativa - o Toupeira - e sabe camuflar-se tomando personalidades diferentes conforme o caso. Isso dificulta imenso a perseguição, mas o grupo não desiste. Todas as pistas apontam para Lisboa no ano de 1908 e certos indícios fazem pensar que se relacionam com uma simpática família onde há três raparigas. A melhor maneira de o caçar será fazerem amizade com elas. Para isso instalam-se na casa vizinha e passam a frequentar as festas, os passeios e até os bailes que o rei dá no Palácio da Pena, em Sintra. Mas sempre que julgam estar prestes a desmascará-lo, descobrem que afinal a pessoa de quem desconfiavam não é o Toupeira. As voltas e semivoltas levam o João a envolver-se sem querer com um grupo de revolucionários que se preparam para assassinar o rei D. Carlos...
Livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada da colecção "Viagens no Tempo" da Caminho.
Sinopse (A minha primeira República - José Jorge Letria)
Através da Dom Quixote, surge-nos um livro que pretende lembrar aos mais novos que, "no 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo".
A obra lembra o que de mais importante ocorreu nesse e nos dias seguintes. Recorda que foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país. O protagonista da acção é um jovem de Lisboa, cujo pai militou entre civis e militares... Bom, o resto será melhor ler.
Sinopse
A texto Editores publica O Dia em que Mataram o Rei, da autoria de José Jorge Letria.
A 1 de Fevereiro de 1908 no regresso de mais uma estadia em Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço.
Numa linguagem simples e adequada, explica-se aos mais pequenos este acontecimento e a sua importância na História de Portugal.

Sem comentários: