Jornal - O Ardina -

segunda-feira, 21 de abril de 2008

TERTÚLIA

Veja em "comentários" as reflexões dos alunos do 7ºC.

domingo, 6 de abril de 2008

sábado, 5 de abril de 2008

Era uma vez...

Todas as quartas e sextas entre as 13h e as 13.30h acontecem, na nossa BE, momentos mágicos.
A professora Goretti e os alunos do 1º ciclo criam, ilustram, contam e representam histórias, manipulam os fantoches... enfim, partem para o imaginário das histórias fantásticas!
Vem, também, participar nestes momentos mágicos...

Matematicando (solução)

Desafio do Mês
Quem partiu a bailarina de porcelana?
Resolução

1ºProcesso:Vamos testar todas as hipóteses sobre quem partiu a jarra.Se tivesse sido a Sofia, então as duas afirmações da própria Sofia seriam falsas. Não pode ser.Se tivesse sido a Isabel, então as duas afirmações da Sónia seriam verdadeiras. Não pode ser.Se tivesse sido a Sónia, então as duas afirmações da Sofia seriam verdadeiras. Não pode ser.Finalmente, para a hipótese ser o António, vamos encontrar em cada uma das raparigas uma declaração verdadeira (a primeira) e outra falsa (a segunda).

2º Processo:Sabemos que cada uma fez uma afirmação falsa e outra verdadeira.Comecemos pela Sofia. As declarações não podem ser a primeira falsa e a segunda verdadeira, porque isso seria contraditório. Logo, falou verdade na Primeira frase e mentiu na Segunda. Ficamos a saber que não foi ela nem a Sónia. Então, as primeiras frases da Isabel e da Sónia são obrigatoriamente verdadeiras, e portanto as segundas são falsas. Como a Segunda frase da Sónia é "não foi o António", ficamos a saber que foi mesmo ele.

3º Processo:Analisando as duas frases da Sónia, e como uma delas tem de ser verdadeira, concluímos que tem de ser a Sónia ou o António quem partiu a jarra, Testando estas no primeiro processo, vemos que foi o António.

Escola de Pais

O próximo encontro está marcado para segunda-feira, dia 7 de Abril. Virá à nossa BE o Sr. Dr. Calado para nos falar de "Hábitos de vida saudáveis".
Participem! Não esqueçam "É preciso toda uma aldeia para educar uma criança".
Até lá!

Bibliofilmes

A BE aceitou o convite e apresentou, no YouTube, no Concurso de vídeos "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!", um pequeno excerto da peça teatral apresentada pelos alunos do 3º ano turma C, ao autor da obra “A lesma constipada”.
Esta peça adaptada da obra do autor pelas professoras da turma, Irene e Cremilde, foi ilustrada pelos alunos.Deste trabalho resultou a produção de um livro.
Convidamos os nossos utilizadores a procurarem num motor de busca “bibliofilmes”, visionarem o vídeo dos nossos “Pequenos GRANDES Artistas”, o número 15, e, se concordarem podem votar. A votação realizar-se-á até ao dia 23 de Abril.
Vote no número 15!

Dia Mundial do Teatro

A nossa BE, em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior, organizou a exposição “O que é o Teatro?”, uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalou a 27 de Março.
Esta exposição que poderá ser visitada por toda a comunidade escolar, é constituída por 25 painéis e pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.
Os alunos do 3º ciclo terão a oportunidade, durante a próxima semana, de visitar a exposição acompanhados pelas suas professoras de Língua Portuguesa que, para o efeito, elaboraram um pequeno roteiro que será disponibilizado a todos os alunos deste ciclo.
Boa visita!

Tertúlia

A próxima TERTÚLIA é já na próxima 4ª. Feira, na hora e no local habitual (17h, na biblioteca).
Desta vez a professora Ana Cigarro sugeriu a leitura de Marley & Eu do autor John Grogan publicado pela Casa das Letras.
Segue a sinopse para aguçar a vossa curiosidade...

Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, «um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro», que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a «escola de boas maneiras», de onde, aliás, foi expulso.Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebés ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a «proeza» de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de «conquistar» corações humanos.A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios

As nossas leituras

Já chegaram à BE, a pedido dos alunos do 3º ciclo, vários livros do autor Stphen King. Aguardamos a vossa visita.

Stephen Edwin King é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror, fantástico e ficção da sua geração. Os seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.
Embora o seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse género e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade" (contos retirados do livro "As quatro estações"), "Eclipse Total", "Lembranças de um Verão" e "À espera de um milagre".
Boas leituras!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Matematicando

Desafio do Mês
Preparativos para o casamento
As três filhas do agricultor António - Luísa, Susana e Joana -gostavam muito de comer manteiga e natas. Assim, logo que foi marcada a data de casamento da Joana, fizeram entre elas um pacto para perderem peso. Para as ajudar na sua campanha de emagrecimento decidiram pesar-se regularmente, mas a escala da balança que possuíam, usada para pesar gado, começava nos 100kg. Apesar de ser a que precisava de perder mais peso, Susana não se deu por vencida. Ela contou com a possibilidade de conseguirem calcular os seus pesos individuais a partir das pesagens que fizessem duas a duas.
No início da dieta:
- Luísa e Joana juntas pesavam 132 kg
- Joana e Susana juntas pesavam 151 kg
- Luísa e Susana juntas pesavam 137 Kg
Qual o peso de cada uma delas?