Jornal - O Ardina -

domingo, 5 de julho de 2009

Centenário da República 1910 - 2010

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República tem por missão preparar, organizar e coordenar as comemorações do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa.
Nesse sentido, além da presença das diversas instâncias de soberania e do envolvimento nas comemorações das Regiões Autónomas e das autarquias locais, bem como comunidades portuguesas no exterior, e outras instituições, importa criar condições para a mobilização e participação da sociedade portuguesa, especialmente as gerações mais jovens.
Uma das dimensões comemorativas será necessariamente virada para o conhecimento do ideário republicano, dos valores que legitimaram o novo regime e dos acontecimentos e protagonistas da sua história. Mas, como advertiu a Comissão de Projectos encarregada de definir o enquadramento das comemorações, há que evitar uma visão passadista, contrapondo-lhe uma preocupação prospectiva.

Ao longo das Comemorações do Centenário, o tema da República deve ser um tema forte nas escolas, promovendo-se a sua criatividade e o seu dinamismo, quer no âmbito da disciplina de História, quer em projectos extracurriculares de carácter cultural e recreativo. Consulte aqui

Mais informações


Sítio dos miúdos da Porto Editora


Como se faz uma Bandeira


Um Museu em Movimento ... A Caminho da Cidadania


Jogos


Livro digital

Descobrimentos Portugueses

O Centro Virtual Camões disponibiliza uma nova colecção de livros em formato digital que se podem «folhear», ler e ouvir no ecrã de um computador. Um total de 12 volumes que abrangem as principais etapas dos descobrimentos portugueses, de Ceuta ao Japão, ilustrados por André Letria e com música de José Afonso. Disponíveis aqui

Biblioteca Nacional de Portugal

No Ano Internacional da Astronomia, não percas a oportunidade de ver esta exposição de livros de astronomia dos séculos XIV a XVIII. Na Biblioteca Nacional até 31 de Julho. Mais informações em

http://www.bnportugal.pt/

Europeana

Pensar cultura, eis o lema deste sítio. Europeana.eu liga-nos a 4 milhões de itens digitais: imagens – pinturas, desenhos, mapas, fotografias e imagens de objectos de museu; textos – livros, jornais, cartas, diários e documentos de arquivo; sons - música e registos falados de cilindros, fitas magnéticas, discos e emissões de rádio; vídeos - filmes, gravações de noticiários e emissões de televisão. E muitos tesouros europeus menos conhecidos, conservados em museus e galerias, arquivos e colecções audiovisuais.
Este sítio Web, por enquanto, é um protótipo. Encontra-se em desenvolvimento a Europeana Versão 1.0, que será lançada em 2010, com ligações para mais de 10 milhões de objectos.

http://www.europeana.eu/portal/

A Europeana.eu é financiada pela Comissão Europeia e estados membros da União.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial foi lançada a 21 de Abril, em Paris, pelo Director-Geral da UNESCO e pelo Director da Biblioteca do Congresso e inclui documentos datados desde 8000ª.C. Até 2009 d.C..
Este projecto foi desenvolvido por uma equipa da Biblioteca do Congresso e conta com a parceria de 32 instituições, entre as quais se conta a Biblioteca de Alexandria e diversas Bibliotecas Nacionais e instituições culturais e educacionais de vários países.
A plataforma disponibiliza acesso gratuito a manuscritos, mapas, livros raros, filmes, fotografias e gravações, estará disponível em árabe, chinês, espanhol francês, inglês, português e russo.
Os objectivos são o de aumentar o volume e a variedade de conteúdos culturais disponíveis na Internet, e o de promover o entendimento internacional.
Para mais informações, consulta os portais do World Digital Library Project e da UNESCO.
(Fonte: http://www.wdl.org/pt/)