Jornal - O Ardina -

domingo, 21 de dezembro de 2008

Festas Felizes


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos um Feliz Natal e um Ano de 2009 cheio de paz, alegria e muito amor...
O Pai Natal do Plano Nacional de Leitura deixa, também, a sua mensagem:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TERTÚLIA

A próxima Tertúlia realiza-se no próximo dia nove de Dezembro às dezassete horas, como sempre, na nossa BE.
As professoras Goreti e Susana Traquina vão estar connosco para nos ajudarem a interpretar o famoso e fantástico livro escrito por Antoine De Saint-Exupéry -
O Principezinho.


Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez «O Principezinho» em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque, um ano antes do seu avião Lockheed P-38 ter sido dado como desaparecido sobre o Mar Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento. Mais de meio século depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão não perdeu nenhuma da sua força, muito pelo contrário: este livro que se transformou numa das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo, é na verdade de alcance intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas.O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. Esta maravilhosa sequência criativa evoca não apenas os grandes contos de fadas de todos os tempos, como também o extravagante «Cidades Invisíveis» de Ítalo Calvino. Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida.
Grandiosa conversa do autor com a sua criança interior...

Contamos com todos!

Escola de Pais / Convívio Cultural

No ano em que se comemora o "Ano Europeu Internacional do Diálogo Intercultural", a BEFCPS e os alunos de Língua Portuguesa Não Materna convidam toda a comunidade escolar a participar, no dia dezassete de Dezembro às 17.oo horas, num convívio onde darão a conhecer as tradições Natalícias dos seus países.
Com este convívio pretende-se estabelecer a aproximação entre várias culturas, fomentar a integração e fortalecer laços de amizade entre os diversos elementos da comunidade educativa.
Neste mesmo dia, temos o privilégio de receber uma equipa do Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, que irá dinamizar uma sessão sobre o tema: "Mitos e Factos Sobre Imigração", dirigida aos pais, professores e restante comunidade.
"O Diálogo Intercultural implica, indiscutivelmente, o (re)conhecimento e respeito pela diversidade de cultura, e tem como grande objectivo cultivar os benefícios dessa diversidade e, assim, promover a aprendizagem de culturas" Filomena Cardoso

PARTICIPE!

O Diálogo Intercultural enriquece-nos como cidadãos do mundo.